Na passada quarta-feira, consegui organizar a minha vida profissional para ir dar uma vista de olhos ao RPH!... Não resisti!...
Os meus contactos com o RPH começaram ontem por volta das 18:30 horas, com um telefonema do Jorge Dinis a perguntar-me se tinha uma sonda de BLUNIK disponível que lhe dispensasse, pois uma das suas, por excessivo aquecimento da roda "tinha ido à vida"! Primeiro disse-lhe, que embora tivesse recebido 2 para o meu novo VISA BI-CAMPEÃO, há cerca de 2 semanas já as tinha levado para a garagem onde o carro se encontra em Vila Velha de Ródão! Quando o Jorge me telefonou ia a caminho da garagem onde tenho os clássicos e o bólide a diesel, que ia buscar para utilizar hoje! Chegado à garagem andei a ver nas prateleiras e nada! Eis senão quando, abro a porta do Mercedes procuro atrás do banco do condutor e, no piso, encontro a caixa da BLUNIK, exactamente no sítio onde a coloquei enviada pelo Paulo Grosso através do Augusto Moita, aquando da realização do evento "Porsche pelas Aldeias de Xisto"! Muito satisfeito com o achado telefonei ao Jorge e disse-lhe que não lhe dispensava uma, mas sim 2 sondas do BLUNIK e que lhas entregaria hoje de manhã, à entrada da PRA de Góis, o que veio a acontecer! Nas breves palavras que troquei com o Jorge fiquei também a saber que estava com problemas na barra estabilizadora traseira do 911 SC!...
Estive junto ao início da PRA de Góis e falei com quase todas as equipas portuguesas e algumas espanholas minhas conhecidas!
Os primeiros a chegarem (ordem na estrada ditada pela classificação do dia anterior), foram respectivamente o José Grosso / João Sismeiro - BMW 2002 Tii e o João Mexia Leitão / Nuno Machado - Porsche 911 Coupé! Em 3º lugar aparecia a 1ª equipa estrangeira. No caso, uma equipa espanhola, num bem preparado Porsche 911 Carrera!
Pouco depois, chegava-me a notícia que a equipa Aníbal Rolo / António Caldeira tinham tido uma saída de estrada na PEC anterior com o 1600 SSS, mas, sem consequências graves quer para o carro, quer para piloto e navegador! Toavia, após um breve contacto telefónico com o António Caldeira fiquei a saber que apanharam um valente susto, pois se não fosse a árvore estar no local certo, as consequências da saída de estrada poderiam ter sido muito graves!
Todas as outras equipas referiram-me que, realmente. o supracitado troço tinha condições de piso muito difíceis!... Uns com umas queixas ali, outros com uns pequenos azares acolá, mas todos estavam em prova e a tentar fazrem o melhor!
O que me foi permitido observar junto ao CH da PRA de Gois foi um regalo para a vista e para os ouvidos!...
Depois de uma ligação apressada entre Góis e o Piodão, tive oportunidade de almoçar tranquilamente naquela típica Aldeia de Xisto (visita turística incluída), para da parte da tarde ir vr os bólides em acção numa bonita zona a descer com ganchos pelo meio e que permitia observar os bólides durante muitas centenas de metros!...
Antes de começarem a passar os automóveis da prova, fiquei a saber por elementos da Organização que o Paulo Marques / João Martins tinham tido um acidente, mas que estava tudo bem com eles!...
Os bólides passavam rapidinho no belíssimo local que escollhi para os observar em movimento! E, a signifcativa maioria passou muito bem!
Constatei no local onde me encontrava que 80% dos bólides estão muito bem preparados, de motor, caixas de velocidade, suspensões, travões, etc.. Bom, a excepção eram os travões do 2002 do Sumavielle e do Luciano, pois o 2002 já não os tinha e restava-lhes apenas o travão de mão e a caixa!!!...
Após ter terminado a passagem dos concorrentes, fiz a PEC no sentido em que a fizeram os concorrentes, para chegar a Vide e daí regressar a Castelo Branco. Eis senão que quando me dirigia para o final da PEC em ritmo vivo encontro numa curva à direita o belo De Tomaso Pantera francês capotado (4 rodas viradas para o ar). Piloto e navegador estavam fora do carro, com escoriações, e disseram-me que se encontravam bem!!!...
Cheguei a casa, jantei, e a odisseia do RPH, não terminou, pois cerca das 21:30 horas, recebi um telefonema do meu Amigo Gallego Adolfo Gonzalez pois estavam no Parque de Assistência de Viseu e necessitavam de algumas peças para resolverem um problema mecânico no GOLF GTi do também Amigo Manuel Mayan! A partir de C. Branco fiz inúmeros telefonemas para amigos de Viseu, para a ajudarem a resolver o problema!...
Concluo esta crónica, desejando a TODOS os concorrentes, ainda em prova, sorte para as duras e longas etapas de amanhã! E, espero que uma das equipas portuguesas continue a aparecer em 1º lugar nos CH que antecedem as PRA! Será bom sinal!...